sexta-feira, 28 de junho de 2013

DICA PARA O FINAL DE SEMANA!

 
A água é um recurso natural necessário e essencial para todos nós! Faça sua parte! Ajude na preservação da ÁGUA FONTE DE VIDA! 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Risco Físico: Frio


         O casos que se destacam pela ação do frio, mais comum, são as queimaduras, gripes, inflamação das amígdalas, resfriados, algumas alergias, congelamento dos pés e mãos e problemas circulatórios.Geralmente, essas predominam em empresa, tais como: industrialização de pescados, frigoríficos, industrias de alimentos congelados, fábricas de gelo, etc.

         A informação do resfriamento do sangue passa para os núcleos do hipotálamo posterior responsável pela conservação do calor, com isso são ativados os mecanismos necessários para aquecer o corpo como a vasoconstricção periférica, os tremores musculares (calafrios) e a liberação de hormônios.

Hipotermia: Pode ocorrer em indivíduos que estão saudáveis durante a exposição ocupacional ao frio. Acontece quando as perdas de calor superam os ganhos

         Hipóxia: Baixa concentração de oxigênio no organismo. Leva a quadros de sonolência, fadiga mental e muscular, cefaléia, sendo o mais importante a diminuição da capacidade mental, comprometendo, assim, julgamentos, memória e movimentos.

·         Ulcerações : ocorrem quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danos ao tecido. Normalmente, as pessoas acometidas por estas lesões não sentem os efeitos, até que alguém as chame a atenção pela palidez de sua pele. Geralmente, estas ulcerações ocorrem quando o rosto ou as extremidades são expostos ao vento frio.

 

·         Frostbite: e corresponde a lesões que atingem predominantemente as extremidades, devido à intensa vasoconstricção periférica e à deposição de microcristais nos tecidos quando a região exposta entra em contato com temperaturas abaixo de -2°C.

 

·         Fenômeno de Raynaud:  é um dano causado pelo frio, mas pode estar associado a outras patologias como esclerose sistêmica. O fenômeno de Raynaud também pode ocorrer pela exposição à vibração, em operadores de marteletes pneumáticos, lixadeiras e outros.

 

 

·         Pé de imersão: ocorre em trabalhadores com os pés expostos à água fria ou ambientes úmidos, sem a proteção adequada, por longos períodos.

 

 

Recomendações Necessárias para Trabalhadores em Exposição ao Frio:

         Evitar o trabalho solitário em ambientes frios. O trabalhador deve estar em constante observação ou trabalhar em duplas;

         Evitar sobrecarga de trabalho de forma a evitar sudorese intensa que possa causar umedecimento da vestimenta. Quando da realização de trabalho intenso, devem-se adotar períodos de descanso em abrigos aquecidos, com troca por vestimenta seca, sempre que necessário;

Equipamento de Proteção Individual (EPI) para Exposição ao Frio

·         Requisitos de vestimenta: Roupa de baixo: é recomendado o uso de uma roupa de baixo de duas peças, como camiseta e short de algodão sob roupa térmica.

·         Meias: as de lã são as ideais;

·         Calças: devem ser utilizadas calças de lã, do tipo térmico ou com um forro especial. Os cintos devem ser evitados, pois podem apertar e reduzir a circulação.

·         Botas: para o trabalho em temperaturas frias, é recomendável usar botas de couro, com o forro de feltro, sola de borracha e palmilhas de feltro. As botas devem ser impermeáveis e as meias devem ser trocadas quando ficam molhadas de suor;

·         Capote   com  capuz : deve ser folgado com cordão na cintura. As mangas devem ser folgadas. O capuz impede que o ar quente saia de volta do pescoço e passe pelo rosto. O capuz permite respirar ar mais quente que se formou no túnel e, também, amortece o vento

·         Luvas ou mitenes: as mitenes oferecem maior proteção que as luvas, embora a destreza dos dedos fique prejudicada. As queimaduras por metal frio podem ser impedidas por luvas de nylon ou algodão, mas estas oferecem pouca proteção térmica; novamente, a lã parece ser o material ideal;

·         Máscara (gorro invanhoé): a máscara é um equipamento vital no trabalho em vento frio. Uma máscara de esquiar com abertura para os olhos propicia melhor visibilidade que as máscaras com tubo, embora ambas sejam eficientes.

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
Pesquisado no livro Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho de Fábio Henrique Ribeiro; Perguntas e Respostas Comentadas em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho de Carlos Roberto Naves Morais
 


 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

REFLETINDO SOBRE O CONSUMO EXAGERADO


           Pense conosco: os últimos produtos e utensílios que você adquiriu tinha necessidade para uso ou foi somente questão de impulso pelo consumo? Quantas e quantas vezes compramos além do que precisamos apenas pelo hábito de consumir? E de onde vem todos os recursos para a produção de novos produtos?

            Sim! Vem da Natureza, do nosso Meio Ambiente! E a cada vez que optamos por não reutilizar o que já temos, ou reciclar para dar um novo destino, estamos fazendo um uso irracional dos recursos naturais.

            Tente fazer sua parte para a contribuição de um mundo melhor, com mais preservação ambiental e melhoria da conscientização da sociedade! Pode ser explicando a importância da reciclagem para uma criança ou até mesmo reutilizando aquela TV que seria jogada no lixo. Dê asas à sua imaginação para o alcance da proteção de nosso Meio e de nossas futuras gerações!
 
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 
 
 


 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Risco Físico: Calor

            Os  trabalhadores expostos a trabalhos de fundição, siderurgia, indústria de vidro, etc. são mais propensos a problemas como insolação, cãibras e, em alguns casos, problema com o cristalino do globo ocular (catarata). Convém esclarecer que os fatores comentados, geralmente, aparecem devido á exposição excessiva ao calor.

Paralelamente ao calor, podemos acrescentar  as chamadas radiações ultravioleta que estão presentes, principalmente, nas operações de fusão de metais a altas temperaturas em solda circulatórias. Como os seus efeitos são térmicos, podem provocar queimaduras e inflamação nos olhos (conjuntivite) conforme o tempo de exposição.

Reações do Organismo ao Calor:

         Surgem na medida em que há um aumento de calor ambiente. No sentido de promover um aumento da perda de calor, o organismo processa uma série de reações fisiológicas, buscando o equilíbrio térmico.

         Os principais mecanismos de defesa do organismo à exposição a ambientes quentes são:

- Vasodilatação periférica: aumenta o fluxo de sangue na superfície do corpo.
- Sudorese: a quantidade de suor pode chegar até dois litros por hora.

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
 
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
Pesquisado no livro Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho de Fábio Henrique Ribeiro; Perguntase Respostas Comentadas em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho de Carlos Roberto Naves Morais
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

TRANSFORMAR E RECICLAR A CADA DIA


           A transformação do que não mais tem valor aparente em algo que pode ser valioso e eficiente. Esta ideia te faz pensar em qual situação de sua vida? Pode ser naquele dia que você achou que nada ia dar certo, mas de repente tudo se modificou, o quebra-cabeça do cotidiano entrou em sincronia e tudo se resolveu melhor do que você pudesse vislumbrar, ou também pode ser aquele quadro que já estava meio apagado em sua sala e você de uma hora pra outra resolveu passar um verniz sobre ele e desde então recebe elogios de todos que o reparam devido a seu “brilho original”.

            Sim! Tantas e tantas são as transformações positivas que podemos vivenciar a cada dia, assim como é a transformação realizada na reciclagem do lixo que é a transformação de um material, que tem sua primeira utilidade terminada em outra, sendo a coleta seletiva de lixo sua maior aliada. Quando separamos por exemplo o lixo orgânico (cascas de frutas, restos de comida) dos demais lixos podemos produzir adubo para plantas com esse material, por outro lado, o que é papel, plástico se forem separados e coletados de maneira correta, podem gerar benefícios como incentivar o crescimento das indústrias de reciclados, preservar os recursos naturais e economizar energia na produção de materiais novos.

            Cabe a nós fazermos nossa parte colocando o material a ser descartado em lixeira específica e aplicarmos sempre a REGRA DOS Rs:

- Reduzir: É possível reduzir o material descartado revisando nossos hábitos de consumo e repensando na necessidade da sua utilização ou descarte.

- Reutilizar: Grande quantidade de materiais podem ser reaproveitados, mesmo com outra função, sem passar pela reciclagem.

- Reciclar: Transformar materiais já usados, por processo artesanal ou industrial, em produtos novos.

            Seguindo dicas como estas, podemos colocar em prática a transformação e a reciclagem do que não tem mais lugar e funcionalidade, em algo que realmente é preciso e necessário, sendo que durante esse processo, nosso meio e as pessoas que nele habitam possam ser respeitados e valorizados de maneira sustentável e a cada dia melhor!


Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
 
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ


 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

DICA PARA O FINAL DE SEMANA!

Que tal esse final de semana ficarmos comprometidos em realizar uma ação de Segurança e de Preservação Ambiental?
Pode ser uma instrução para uma criança, um plantio de sementes, uma eliminação de uma atitude insegura, um uso racional de recursos naturais ou até mesmo essa idéia nova que você está refletindo agora.... Podemos contar com você?

NOVO VIDEO!

Ainda hoje teremos um novo video em nosso canal do Youtube: Conscientização sobre Segurança do Trabalho e Meio Ambiente!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

RISCO FÍSICO: VIBRAÇÃO


São oscilações, balanços, tremores, movimentos vibratórios e trepidações  produzidos quando em funcionamento, as quais podem ser nocivas ao trabalhador.

As conseqüências das vibrações no corpo humano dependem basicamente de quatro fatores:

  • pontos de aplicação no corpo,
  • freqüência das oscilações,
  •  aceleração das oscilações e
  • duração da ação.
LOCALIZADAS – ( Em certas partes do corpo ). São provocadas por ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas.

   Consequências: alterações neurovasculares nas mãos, problemas nas articulações das mãos e braços e osteoporose.

GENERALIZADAS – (ou no corpo inteiro)

   As lesões ocorrem com operadores de grandes máquinas, como os motoristas de caminhões, ônibus e tratores.

   Consequências: lesão na coluna vertebral e dores lombares.


Medidas de controle do homem:
  • Limitar o tempo de exposição à vibração contribui como medida eficaz e econômica;
  • Implantar medidas de rodízios e pausas, buscando minimizar e conduzir a exposição abaixo do limite de tolerância;
A que corresponde a insalubridade da vibração?

R: A insalubridade da vibração corresponde a grau médio
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
Pesquisado no livro Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho de Fábio Henrique Ribeiro; Perguntas e Respostas Comentadas em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho de Carlos Roberto Naves Morais
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DICAS SUSTENTÁVEIS PRÁTICAS:


Cada um de nós possui um desafio para ser colocado em prática agora, essa semana, esse mês e por toda nossa existência: VIVER BEM O HOJE E REFLETIR SOBRE O AMANHÃ!

Para isso convidamos você a pensar o que você pode fazer para contribuir com o Meio Ambiente, de sua casa, de sua cidade, de seu trabalho, de nosso Planeta.

- Será que estamos jogando papel na rua ao invés de esperar a oportunidade de colocá-lo na lixeira certa?

- Será que estamos apagando a luz daquele cômodo que está vazio?

- Será que estamos gastando mais água que o necessário?

- Será que estamos influenciando positivamente nossas crianças em relação às questões ambientais?

- Será que estamos optando por situações de menor poluição ambiental?

Precisamos refletir sobre os Princípios Básicos da Sustentabilidade que são:

1º: Os recursos naturais não devem ser consumidos a uma velocidade que impeça sua recuperação.

2º: A produção de bens não deve gerar resíduos que não possam ser absorvidos pelo ambiente de forma rápida e eficaz.

            Através de ações simples e realizadas de maneira contínua, podemos melhorar o ambiente em que estamos, passando informações para as outras pessoas e fazendo a diferença onde estivermos!
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ



terça-feira, 18 de junho de 2013

RISCOS FÍSICOS: RUÍDO

            Entende-se por ruído um barulho ou som indesejável frequentemente produzindo por máquinas, equipamentos ou processo. Exemplos: Tratatores, máquinas de terraplanagem, veículos, marteletes pneumáticos, rebitadeiras  pneumáticas, perfuratrizes, compactador, serras manuais.
Podemos nos proteger contra ruídos usando EPIs adequados como Protetor Auricular específico para cada atividade.

Algumas questões relacionadas:

O que se entende por ruído de impacto?

R: Entende-se por ruído de impacto qualquer ruído que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a  1 segundo e com intervalos superiores a 1 segundo.

O que entende por ruído intermitente ou contínuo?

R: Entende-se por ruído intermitente ou contínuo qualquer coisa ruído que não seja de impacto.

Que tipo de incapacidade funcional acarreta a PAIR?

R:  A Perda Auditiva Induzida  por Ruído (PAIR) não acarreta incapacidade funcional. A notificação deve ser feita para registro  e vigilância, não necessariamente para  afastamento do trabalhador de suas atividades.
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 

Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
 
Pesquisado no livro Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho de Fábio Henrique Ribeiro; Perguntas  e Respostas Comentadas em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho  de Carlos Roberto Naves Morais e na Norma Regulamentadora NR 15 Atividades e Operações Insalubres


 
 
 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANTIO DE NOVAS SEMENTES


         A beleza da vida relaciona-se na capacidade de restauração que cada amanhecer nos transmite, o nascer de novas esperanças e motivos de recomeçar. Assim também ocorre quando pegamos uma das milhões de sementes frutíferas que Deus nos dá e a semeamos na terra fértil. Ela nasce, cresce e nos mostra a grandiosidade escondida em tão pequena casca.

            A sustentabilidade nos mostra que devemos pensar nas futuras gerações, gerações estas que já estão presentes em nossos meios, nossas crianças. Mas será assim tão complicado colocar este conceito sustentável em nossas vidas? É muito mais simples do que podemos imaginar. Quando conversamos com uma criança sobre a importância da preservação ambiental, podemos conduzi-la a plantar uma simples semente de feijão, laranja ou a que ela escolher em um potinho com terra vegetal e dizer que ela é responsável por cuidar do crescimento e sobrevivência daquela muda.

            Quando o tamanho da planta já estiver considerável, pode-se fazer a transposição para um vaso grande, ou preferencialmente, plantá-la em uma área rural, um sítio ou horta que assim for possível. Com o passar dos dias, a criança vai percebendo todos os fatores que são necessários para que a planta cresça como água, claridade (luz solar), solo com nutrientes e atenção de quem está cuidando e dessa forma a criança vai se conscientizando aos poucos sobre a importância de cada um de nós contribuirmos na preservação do meio ambiente em que vivemos.

            Algo pode ser feito para a melhoria contínua de nossa vida, nosso meio e nossa sociedade e cada um de nós pode contribuir para que esse “algo” se concretize, e possa ser compartilhado aos que estão ao nosso redor, para que novas esperanças possam ser reativadas e novos amanheceres nos possam trazer a alegria de viver.

Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
niaramariabraga@gmail.com

 Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
rogeriojuniorst@gmail.com

 
 

 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

NOVIDADE NO AR!

Olá queridos amigos (as)!
Hoje queremos lhes fazer um convite todo especial!
Acessem nosso canal no Youtube:

Já colocamos nosso primeiro video!
Acreditamos que juntos podemos contribuir para a melhoria da conscientização da sociedade como um todo!
Agradecemos a todos pelo apoio e carinho!

    quinta-feira, 13 de junho de 2013

    ERGONOMIA E SUA SAÚDE!


    Em todas as áreas de trabalho a posição ergonômica correta se faz fundamental para a integridade física do trabalhador, visto que a quantidade de horas em uma determinada posição pode acarretar consequências momentâneas ou a longo prazo em sua saúde. Quando se realiza uma atividade com o corpo posicionado de forma errada, alguma região do corpo pode ser sobrecarregada gerando possíveis dores e incapacidade de continuar a realizar a determinada tarefa.

            De acordo com a Norma Regulamentadora NR 17 as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarte de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condies ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.
              Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho.

    Todos nós podemos contribuir para a melhoria de nossa posição ergonômica que consiste em adaptar a atividade à pessoa e não o contrário. Ações simples podem ser colocadas em prática como, por exemplo, um alongamento no início e no final de um dia de trabalho, de acordo com as possibilidades físicas de cada um. Pode-se ainda fazer pequenos intervalos durante as tarefas a serem realizadas, principalmente se forem com movimentos repetitivos, como uma paradinha de 3 minutos para trocar de posição e dar uma pequena caminhada no mesmo ambiente em que se encontre.

    Para as pessoas que passam muitas horas diante o computador é importante que procure olhar para distâncias maiores, periodicamente, evitando o cansaço visual. Deve-se ainda piscar com frequência. Geralmente ficamos com o olhar fixo na tela e acabamos esquecendo de piscar. No final do dia, passamos a sentir ardência nos olhos, que podem até ficar vermelhos. Piscar é a prevenção.

    O importante é a conscientização individual, sabermos que cada ação que fizermos irá gerar uma consequência podendo ser positiva ou não. Em relação à ergonomia, podemos nos sentir melhor e menos cansados ao final do dia se tentarmos colocar em prática dicas como algumas aqui citadas. E se cada um fizer uma medida de melhoria para si e para o ambiente em que está, o mundo pode e deve ser melhor de se viver!

    Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

    Técnico em Segurança do Trabalho

    MTE n°0032449-RJ


    Niara Maria Braga Siqueira

    Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

    CREA MG 163085/TD