segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MUDA E MUDANÇA

          Todos nós temos uma ideia do que é uma muda. Quando você vê uma linda árvore, frondosa e que é rara de se encontrar, logo pensa: “Nossa! Podia pedir uma muda dessa árvore para eu plantá-la em meu sítio!”. A muda é uma árvore criança, árvore jovem, que está no início de sua vida. Depende de quem vai plantá-la para que ela possa de desenvolver, sobreviver e gerar seus frutos que beneficiará a todos ao seu redor. Mas... muitas vezes a muda não tem sorte. Não encontra alguém que cuide dela como deveria. Não encontra solo fértil que possa lhe fornecer os nutrientes necessários. Não encontra luz solar para lhe iluminar e produzir seu alimento, ou ainda não encontra água suficiente para conduzir sua energia produtiva.

            Precisamos plantar mudas em nossas vidas! Mudas frutíferas para contribuirmos com a melhoria da natureza, mudas que geram árvores com flores para enfeitarmos nossos sítios, mudas de plantas pequenas para ensinarmos às crianças e adolescentes a importância da preservação do meio ambiente em busca de um mundo mais sustentável, onde as futuras gerações terão direito a desfrutar as belezas naturais.

            Precisamos plantar mudas em nossas vidas! Mudas de mudança! Mudança em nossas formas de pensar, deixando de lado os velhos e antigos pensamentos de vingança, raiva e ressentimentos, substituindo-os por pensamentos de positividade, de superação, de cooperação e solidariedade. Mudança de hábitos, colocando o verde em nossas vidas, em nossa alimentação, mudança de atitudes, não levando em consideração opiniões alheias que em nada nos faz crescer, mudança de expressões, levando a leveza de um sorriso ao lugar onde vamos e ainda toda e qualquer mudança favorável a nós, aos outros e ao ambiente em que estamos.

            Pense nisso esta semana e em todos os dias que virão, pense que todos nós podemos e devemos plantar uma muda para contribuição da melhoria ambiental, seja esta muda de uma árvore ou até mesmo a muda da mudança positiva que buscamos, e somos todos responsáveis pela melhoria contínua e diária de um mundo mais sustentável.
 
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

CREA MG 163085/TD
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário