segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COMBATENDO A POLUIÇÃO

          Tudo aquilo que danifica de certa forma o que está limpo e harmonizado, preservado e equilibrado, pode ser considerado um tipo de poluição. Tal poluição pode ser visível, como poeiras, fumaças, gases tóxicos emitidos por fábricas que ainda não visam a sustentabilidade, lixos jogados em lugares inapropriados, resíduos sólidos ou líquidos dispensados de maneira incorreta. Pode também ser uma poluição invisível como sons barulhentos em momentos que o silêncio é bem vindo, palavras ditas de modo errado, omissão de palavras ditas de modo certo, ou até mesmo uma simples atitude de raiva que poderia ter sido evitada.
            Vivemos rodeamos de poluição. Cabe a nós o combate ininterrupto à ela. O que você tem feito nos últimos dias que está poluindo o local onde você se encontra? Será que estamos jogando muito lixo nas nossas águas e contribuindo para o aumento da poluição desse bem natural tão indispensável? Será que estamos descartando as embalagens nas ruas e calçadas de nossa cidade contribuindo para o entupimento de bueiros? Será que estamos reclamando de tudo e de todos, ficando nervosos e irritados com bobeiras, contribuindo para o clima ficar insuportável em nosso trabalho?

            Se estamos realizando estas ações citadas ou algumas que se assemelham com elas, é hora de parar e pensar: É preciso melhorar! Pense: “Eu preciso combater a poluição que estou gerando!”. Este combate precisa ser realizado todos os dias, todos os momentos e em todos os lugares. É preciso também a realização do combate de modo que cada um de nós não permita que a poluição do outro não interfira no meu equilíbrio, na minha vontade de melhorar.
            É preciso sim, que eu, você e todos nós, a partir do momento em que assumimos este combate à poluição, possamos transmitir ao outro esta vontade de melhoria, para que com nosso exemplo vivo de fazer a diferença onde estamos, possamos tornar realidade a realização de uma nação cuja independência possa ser verdadeira em todos segmentos e possamos ser participantes ativos na construção de um mundo melhor!
 
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

CREA MG 163085/TD
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário