segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PREVENÇÃO CONTÍNUA


            Quantas e quantas vezes fazemos atividades sem cuidado, falamos algo sem pensar e tomamos atitudes precipitadas. Quantas e quantas vezes nosso ímpeto de realizar e fazer acontecer fala mais alto que a realização de forma certa e o fazer acontecer de forma preventiva. A todo momento estamos expostos a estímulos que podem nos levar a agir de forma momentânea, mas que se realizada de maneira impulsiva pode nos gerar resultados não muito agradáveis.

            Assim ocorre quando dizemos algo que nos vem em pensamento e esse algo fere ou magoa quem está próximo de nós. Palavras ditas em momento impróprio, para pessoas impróprias ou de forma indesejada pode desencadear uma série de desarmonias e desentendimentos. Assim também ocorre quando realizamos algo no impulso da situação, indo contra a sustentabilidade, como jogar lixo no chão, poluir águas e fontes hídricas, subir em objetos altos para alcançar algo sem medidas de segurança ou ainda consumir os recursos naturais como a água sem pensar nas próximas gerações.

            É preciso prevenção sempre, em nossas atitudes, em nossas palavras, em nossas ações. É preciso prevenção de maneira contínua, pois de nada adianta realizarmos algo positivo somente no hoje e nos esquecer do amanhã. É preciso nos conscientizar mais de que estamos todos interligados, o mundo gira de modo interligado, e o que eu posso fazer de melhoria irá contagiar meu próximo que irá transmitir essa melhoria adiante, fazendo assim um ambiente melhor de se conviver.

            Tal melhoria pode ser desde um simples sorriso (talvez tenha muito tempo que você não sorri quando chega em um lugar) até mesmo auxiliar uma criança a fazer seu dever de casa, ou ouvir um idoso que deseja conversar. Pense em qual melhoria e em qual prevenção positiva você pode se comprometer a colocar em prática nesta semana, para que realizada de maneira contínua possa influenciar beneficamente na melhoria do todo.

Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

CREA MG 163085/TD
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário