segunda-feira, 1 de julho de 2013

DESPOLUINDO O POLUÍDO


        Tudo aquilo que está disponível de uma maneira que não é a correta, a original e limpa de se apresentar no meio, pode-se dizer que está com alguma poluição. Convido-lhe agora a refletir: Qual foi a última vez que você presenciou uma situação como essa, uma situação de poluição? Foi aquele dia que você estava viajando de volta pra casa e se deparou com garrafas de refrigerante amassadas na estrada? Foi naquelas férias que resolveu fazer um banho revigorante no delicioso “marzão” e se deparou com canudos, latas e plásticos pela água? Ou foi aquele outro dia que uma pessoa próxima a você tentou (digo tentou porque não conseguiu, já que você é um de nossos leitores e já treinou a ficar neutralizado a influências externas indesejáveis através de bons pensamentos) jogar em você todos os lixos e poluições que ela tinha no coração dela, como inveja do que você conseguiu, ou simplesmente palavras de ofensa para ela se sentir superior a você?

            Quando algo está poluído, fica desprezível, dispensável, sujo, indesejável. Precisamos despoluir o poluído e não poluir o que não está poluído! Quando você se depara fazendo uma ação que não está tornando o ambiente mais limpo, preservado e protegido e as pessoas que ali estiverem melhores, mais agradáveis e felizes, algo precisa ser transformado.

            Pense em uma paisagem, a mais bonita que você já viu. Agora pense nela cheia de lixo, árvores queimadas e solo devastado. Qual foi a imagem que mais te trouxe alegria e tranquilidade? Sim, foi a paisagem bela de natureza, sem interferências negativas. Assim também precisamos fazer no nosso cotidiano, limpar aquilo que precisa ser despoluído, limpar nossas palavras, limpar nossos pensamentos, limpar nosso coração. Dessa maneira certamente conseguiremos manter limpo e protegido nosso Meio Ambiente defendendo a ideia da Sustentabilidade preservando nossos recursos naturais para as futuras gerações. Cada um pode fazer algo para a prática da despoluição e para se evitar novos atos de poluição através de medidas simples como dar exemplo para uma criança de não jogar lixo no chão, nas águas e ruas e cultivar as boas ações e sentimentos para que juntos possamos transmitir e alcançar o mundo melhor de se viver que tanto almejamos!
 
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
 
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário