quinta-feira, 13 de junho de 2013

ERGONOMIA E SUA SAÚDE!


Em todas as áreas de trabalho a posição ergonômica correta se faz fundamental para a integridade física do trabalhador, visto que a quantidade de horas em uma determinada posição pode acarretar consequências momentâneas ou a longo prazo em sua saúde. Quando se realiza uma atividade com o corpo posicionado de forma errada, alguma região do corpo pode ser sobrecarregada gerando possíveis dores e incapacidade de continuar a realizar a determinada tarefa.

        De acordo com a Norma Regulamentadora NR 17 as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarte de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condies ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.
          Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho.

Todos nós podemos contribuir para a melhoria de nossa posição ergonômica que consiste em adaptar a atividade à pessoa e não o contrário. Ações simples podem ser colocadas em prática como, por exemplo, um alongamento no início e no final de um dia de trabalho, de acordo com as possibilidades físicas de cada um. Pode-se ainda fazer pequenos intervalos durante as tarefas a serem realizadas, principalmente se forem com movimentos repetitivos, como uma paradinha de 3 minutos para trocar de posição e dar uma pequena caminhada no mesmo ambiente em que se encontre.

Para as pessoas que passam muitas horas diante o computador é importante que procure olhar para distâncias maiores, periodicamente, evitando o cansaço visual. Deve-se ainda piscar com frequência. Geralmente ficamos com o olhar fixo na tela e acabamos esquecendo de piscar. No final do dia, passamos a sentir ardência nos olhos, que podem até ficar vermelhos. Piscar é a prevenção.

O importante é a conscientização individual, sabermos que cada ação que fizermos irá gerar uma consequência podendo ser positiva ou não. Em relação à ergonomia, podemos nos sentir melhor e menos cansados ao final do dia se tentarmos colocar em prática dicas como algumas aqui citadas. E se cada um fizer uma medida de melhoria para si e para o ambiente em que está, o mundo pode e deve ser melhor de se viver!

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho

MTE n°0032449-RJ


Niara Maria Braga Siqueira

Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

CREA MG 163085/TD
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário