segunda-feira, 10 de junho de 2013

O USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA


A proteção da Vida é o objetivo maior que defendemos com nossas reflexões, pois cada um de nós é importante para Deus, para o outro e para sua família. Desse modo precisamos realizar ações de prevenção e promoção da integridade de cada um, com a divulgação da Segurança para todos, seja no Trabalho, em casa, na rua ou onde estivermos.

Em nosso cotidiano faz-se necessário o uso de Equipamentos de Segurança como por exemplo o Cinto de Segurança obrigatório para o trânsito, existência de Extintor de Incêndio nos ambientes que age de forma relacionada à Proteção Coletiva. Além de ressaltarmos aqui os Equipamentos específicos como Protetor Ocular, Protetor Auditivo, Capacete, Bota e Máscara, dependendo da função a ser realizada.

O importante é conhecer os riscos existentes e prevenir para evitar que se transformem em acidentes pois os acidentes não precisam existir, é “algo” que pode ser evitado e eliminado quando nos conscientizamos desse fato e incluímos no nosso dia-a-dia atitudes de prevenção, como planejar o trabalho a ser realizado, seguir padrões estabelecidos, dirigir defensivamente, utilizar equipamentos de proteção e, em nosso lar, tomar todas as precauções de que dispusermos para que a Vida possa ser promovida de maneira individual e coletiva onde cada um de nós possa transmitir informações importantes como esses a quem está ao nosso lado.

Pode-se enfatizar que a conscientização de cada um, de você leitor, é o primeiro passo para transformar a Segurança em realidade de maneira natural, como um fator que só tem a contribuir para a melhoria contínua que almejamos, para que com a realização de medidas e ações com atenção e foco, acidentes e situações indesejadas possam ser eliminadas de nossas vidas.

Niara Maria Braga Siqueira

Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente

CREA MG 163085/TD


 

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior

Técnico em Segurança do Trabalho

MTE n°0032449-RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário