terça-feira, 25 de junho de 2013

Risco Físico: Calor

            Os  trabalhadores expostos a trabalhos de fundição, siderurgia, indústria de vidro, etc. são mais propensos a problemas como insolação, cãibras e, em alguns casos, problema com o cristalino do globo ocular (catarata). Convém esclarecer que os fatores comentados, geralmente, aparecem devido á exposição excessiva ao calor.

Paralelamente ao calor, podemos acrescentar  as chamadas radiações ultravioleta que estão presentes, principalmente, nas operações de fusão de metais a altas temperaturas em solda circulatórias. Como os seus efeitos são térmicos, podem provocar queimaduras e inflamação nos olhos (conjuntivite) conforme o tempo de exposição.

Reações do Organismo ao Calor:

         Surgem na medida em que há um aumento de calor ambiente. No sentido de promover um aumento da perda de calor, o organismo processa uma série de reações fisiológicas, buscando o equilíbrio térmico.

         Os principais mecanismos de defesa do organismo à exposição a ambientes quentes são:

- Vasodilatação periférica: aumenta o fluxo de sangue na superfície do corpo.
- Sudorese: a quantidade de suor pode chegar até dois litros por hora.

Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
 
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
Pesquisado no livro Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho de Fábio Henrique Ribeiro; Perguntase Respostas Comentadas em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho de Carlos Roberto Naves Morais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário