segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANTIO DE NOVAS SEMENTES


         A beleza da vida relaciona-se na capacidade de restauração que cada amanhecer nos transmite, o nascer de novas esperanças e motivos de recomeçar. Assim também ocorre quando pegamos uma das milhões de sementes frutíferas que Deus nos dá e a semeamos na terra fértil. Ela nasce, cresce e nos mostra a grandiosidade escondida em tão pequena casca.

            A sustentabilidade nos mostra que devemos pensar nas futuras gerações, gerações estas que já estão presentes em nossos meios, nossas crianças. Mas será assim tão complicado colocar este conceito sustentável em nossas vidas? É muito mais simples do que podemos imaginar. Quando conversamos com uma criança sobre a importância da preservação ambiental, podemos conduzi-la a plantar uma simples semente de feijão, laranja ou a que ela escolher em um potinho com terra vegetal e dizer que ela é responsável por cuidar do crescimento e sobrevivência daquela muda.

            Quando o tamanho da planta já estiver considerável, pode-se fazer a transposição para um vaso grande, ou preferencialmente, plantá-la em uma área rural, um sítio ou horta que assim for possível. Com o passar dos dias, a criança vai percebendo todos os fatores que são necessários para que a planta cresça como água, claridade (luz solar), solo com nutrientes e atenção de quem está cuidando e dessa forma a criança vai se conscientizando aos poucos sobre a importância de cada um de nós contribuirmos na preservação do meio ambiente em que vivemos.

            Algo pode ser feito para a melhoria contínua de nossa vida, nosso meio e nossa sociedade e cada um de nós pode contribuir para que esse “algo” se concretize, e possa ser compartilhado aos que estão ao nosso redor, para que novas esperanças possam ser reativadas e novos amanheceres nos possam trazer a alegria de viver.

Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
niaramariabraga@gmail.com

 Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ
rogeriojuniorst@gmail.com

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário