segunda-feira, 24 de junho de 2013

TRANSFORMAR E RECICLAR A CADA DIA


           A transformação do que não mais tem valor aparente em algo que pode ser valioso e eficiente. Esta ideia te faz pensar em qual situação de sua vida? Pode ser naquele dia que você achou que nada ia dar certo, mas de repente tudo se modificou, o quebra-cabeça do cotidiano entrou em sincronia e tudo se resolveu melhor do que você pudesse vislumbrar, ou também pode ser aquele quadro que já estava meio apagado em sua sala e você de uma hora pra outra resolveu passar um verniz sobre ele e desde então recebe elogios de todos que o reparam devido a seu “brilho original”.

            Sim! Tantas e tantas são as transformações positivas que podemos vivenciar a cada dia, assim como é a transformação realizada na reciclagem do lixo que é a transformação de um material, que tem sua primeira utilidade terminada em outra, sendo a coleta seletiva de lixo sua maior aliada. Quando separamos por exemplo o lixo orgânico (cascas de frutas, restos de comida) dos demais lixos podemos produzir adubo para plantas com esse material, por outro lado, o que é papel, plástico se forem separados e coletados de maneira correta, podem gerar benefícios como incentivar o crescimento das indústrias de reciclados, preservar os recursos naturais e economizar energia na produção de materiais novos.

            Cabe a nós fazermos nossa parte colocando o material a ser descartado em lixeira específica e aplicarmos sempre a REGRA DOS Rs:

- Reduzir: É possível reduzir o material descartado revisando nossos hábitos de consumo e repensando na necessidade da sua utilização ou descarte.

- Reutilizar: Grande quantidade de materiais podem ser reaproveitados, mesmo com outra função, sem passar pela reciclagem.

- Reciclar: Transformar materiais já usados, por processo artesanal ou industrial, em produtos novos.

            Seguindo dicas como estas, podemos colocar em prática a transformação e a reciclagem do que não tem mais lugar e funcionalidade, em algo que realmente é preciso e necessário, sendo que durante esse processo, nosso meio e as pessoas que nele habitam possam ser respeitados e valorizados de maneira sustentável e a cada dia melhor!


Niara Maria Braga Siqueira
Farmacêutica e Técnica em Meio Ambiente
CREA MG 163085/TD
 
Rogério Cézar Santos Baptista Júnior
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE n°0032449-RJ


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário